Paim homenageia vereadores e anuncia marcha que ocorrerá em dezembro



O senador Paulo Paim (PT-RS) prestou uma homenagem em Plenário, nesta quinta-feira (3), a todos os vereadores do Brasil, cujo Dia Nacional foi comemorado na última terça-feira (1°).

Na avaliação de Paim, o trabalho que os vereadores desenvolvem nos municípios brasileiros permite considerá-los como sendo um dos principais agentes políticos brasileiros, devido ao contato direto que têm com os cidadãos, na defesa dos interesses da população.

— Muitas vezes o vereador é alvo de inúmeros questionamentos e é também o primeiro a ser criticado, por estar mais perto da população. O vereador é a primeira porta que se abre na busca de mais saúde, educação, qualidade de vida, soluções para o bairro e para a rua. Seu carro vira, muitas vezes, ambulância. Ele se transforma, frequentemente, em assistente social ou até num psicólogo, até porque leva em sua própria denominação a palavra 'ver a dor', ali no contato direto com o povo — disse Paim.

Segundo o senador gaúcho, o papel fundamental exercido pelos vereadores, no atendimento das reivindicações da população não tem sido adequadamente valorizado pelas lideranças governamentais em todas as esferas.

Para Paim, os vereadores não podem ser somente lembrados em períodos eleitorais, com tem ocorrido atualmente, na propositura de campanhas como cabos eleitorais.

— Nenhum vereador aceita somente a posição de que está lá para apoiar ou não o prefeito, que vota e que aprova — afirmou.

Paim informou ainda que foi convidado para proferir palestra no evento denominado Marcha dos Vereadores, que ocorrerá de 26 a 29 de dezembro em Brasília, em defesa dos Poder Legislativo Municipal.

Segundo ele, a Marcha deverá contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), além de outras autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Apaes

No mesmo pronunciamento, Paim manifestou ainda seu apoio à reivindicação das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de manutenção no texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação de garantia ao atendimento especializado às pessoas com deficiência.



03/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia marcha Zumbi + 10

Paim anuncia apoio à marcha dos professores por 10% do PIB na Educação

SPM participa de atividades da Marcha dos Vereadores

Paim prepara marcha à Câmara por aprovação da PEC paralela

Paim encerra reunião da CAS com homenagem à Marcha das Margaridas

Paulo Paim saúda 7ª Marcha da Classe Trabalhadora