Paim lamenta seca no Nordeste e no Sul e elogia MP que socorre vítimas
O senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou o governo, em discurso nesta terça-feira (3), pela edição da Medida Provisória 565/2012. O texto autoriza o governo a abrir linhas de crédito com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste os setores produtivos rural, industrial, comercial e de serviços dos municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo o senador, a seca que assola o Nordeste é grave e merece atenção, assim como o Sul também vem sofrendo. Lá, as consequências são mais acentuadas, mas a falta de chuvas no Rio Grande do Sul já causou perdas na produção agrícola, com queda de 43,8%. No Paraná chegou a 30% e em Santa Catarina, ficou em 26%.
Com as sucessivas quebras de atividade agrícola, avaliou o senador, passa a haver menor atividade industrial e também diminuiu o comércio e todo o setor de serviço. Além disso, os produtores ficam endividados e tem reduzida a capacidade de consumo, com consequências que afetam até mesmo a saúde da população.
- Em suma, todos perdem com a seca – disse Paim.
Por isso está correta a edição da MP 565/2012, afirmou o senador, e mais correto ainda está o relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que garantiu recursos na MP não só para Norte e Nordeste, mas também para que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sejam atendidos. Na visão de Paim, Walter Pinheiro mostrou ter visão republicana e sensibilidade com o Brasil.
03/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cássio Cunha Lima 'implora' por socorro a vítimas da seca no Nordeste
Inácio Arruda pede mais esforços para ajudar vítimas da seca no Nordeste
Garibaldi Alves lamenta situação causada pela seca no Nordeste
Governo socorre vítimas de incêndio em Macapá
Força Nacional socorre vítimas de enchentes em Alagoas e Pernambuco
Humberto Costa elogia medidas para enfrentamento da seca no Nordeste