Paim lê carta de central sindical pelo fim do fator previdenciário



Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Paulo Paim (PT-RS) leu trechos de carta enviada à bancada de parlamentares gaúchos pela regional do Rio Grande do Sul da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) cobrando o fim do fator previdenciário.

No documento, a entidade, que representa cerca de 130 sindicatos e federações pede a “aprovação urgente” do projeto de autoria de Paim que extingue o fator. O PLS 296/2003, lembrou o senador, foi aprovado pelo Senado em 2008 e, desde então, tramita na Câmara dos Deputados como PL 3.299/2008.

“O índice determinado pelo fator previdenciário é atualizado e modificado todos os anos e escancara uma grande injustiça, porque penaliza os trabalhadores e trabalhadoras, corta pela metade o salário no ato da aposentadoria”, afirmam os trabalhadores na carta lida por Paim.

- É fundamental que, além do fator previdenciário, a gente possa votar a proposta, também de nossa autoria, já aprovada aqui no Senado, que está na Câmara, que garante o reajuste real para os aposentados e pensionistas, acompanhando o crescimento da massa salarial no Brasil – disse o senador.

Paim comunicou ainda que a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) realiza entre 8 e 11 deste mês, na Bahia, congresso nacional com mais de dois mil delegados de todo o país.



06/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim esclarece "mudança" no imposto sindical e reclama do fator previdenciário

Paim diz que projeto não extingue imposto sindical e reclama do fator previdenciário

Paim anuncia campanha pelo fim do fator previdenciário

Paim diz que aposentados manterão luta pelo fim do fator previdenciário

Paulo Paim elogia moção de sindicato do Rio de Janeiro pelo fim do fator previdenciário

Força Sindical propõe alternativa ao fator previdenciário