Paim manifesta preocupação com pedido de intervenção federal no RS



O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou nesta quarta-feira (17) preocupação com a iniciativa da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, de encaminhar ao procurador-geral da República um pedido de representação para intervenção federal no estado.

Paim disse que o motivo da representação foram as reiteradas violações de direitos humanos verificadas na superlotação do sistema prisional. Segundo o senador, o procurador disse que existe no sistema carcerário do estado um déficit de 10 mil vagas e só se consegue uma nova quando algum preso foge.

- Existem casos em que 40 presos ficam em celas para oito detentos - ressaltou.

O senador apresentou também dados divulgados pelo UNICEF, por meio do relatório "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira". De acordo com o estudo, 31 mil crianças gaúchas, entre sete e 14 anos, estão fora da escola. Em todo o Brasil, esse número chega a 686 mil.

- Vigésimo na lista dos estados e com o maior percentual de sem-escola, o Rio Grande do Sul aparece mal em termos absolutos, é o 10º com mais crianças fora do sistema educacional - lamentou.

17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana se manifesta contrário à intervenção no Distrito Federal

Kátia Abreu registra pedido de intervenção federal no Pará

Paim manifesta preocupação com direitos de terceirizados

Paulo Paim manifesta preocupação com a violência no Brasil

Paim manifesta preocupação com atraso no pagamento de créditos do Fies

Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens