Paim pede celeridade à Câmara na aprovação de estatutos da Pessoa com Deficiência e da Igualdade Racial



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um apelo à Câmara dos Deputados para que aprove os estatutos da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência, propostas de sua autoria que tramitam naquela Casa.

- Tenho muita convicção de que a Câmara vai aprovar os estatutos no ano em que celebramos os 120 anos da abolição não-conclusa - disse

O senador mencionou o fato de a Câmara já ter aprovado a Ratificação da Convenção Nacional das Pessoas com Deficiência para pedir celeridade na aprovação desse estatuto. Citou também matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo com dados indicando a existência de, pelo menos, um milhão de deficientes físicos à espera de órteses e próteses, situação que, segundo sustentou, precisa mudar.

Paim leu ainda artigo do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Antônio Pessoa Cardoso, com uma análise da Lei 10.471/03, o Estatuto do Idoso, que amplia o leque de proteção aos idosos, e também as penas para quem maltratá-los. O senador também frisou que, em 2020, o Brasil terá 40 milhões de pessoas na terceira idade.

Paulo Paim, ainda citando o artigo, lembrou-se de uma série de direitos assegurados pelo estatuto que ainda não são cumpridos ou são pouco conhecidos, como o direito a um salário mínimo para quem tem mais de 60 anos e comprovadamente não tem como se manter; à preferência em filas de hospitais; ao fornecimento de remédios a quem não puder pagar e a duas vagas gratuitas no transporte interestadual.



20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede aprovação dos projetos que criam os estatutos dos portadores de deficiência e da igualdade racial

Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede aprovação em março do Estatuto da Igualdade Racial

Paim pede reforma agrária e aprovação do Estatuto da Igualdade Racial