Paim pede mais recursos para escolas técnicas



O senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender nesta terça-feira (19) a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que institui o Fundo de Investimento do Ensino Técnico Profissionalizante (Fundep). O investimento em escolas técnicas, na opinião do parlamentar, seria uma forma de combater o desemprego e oferecer mão-de-obra qualificada às empresas.

Se aprovada, a PEC 24/05 poderia colocar à disposição do fundo cerca de R$ 6 bilhões. O senador disse acreditar que esse dinheiro poderia ajudar a diminuir o drama de 3,2 milhões de desempregados brasileiros das regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Distrito Federal. Nesse contingente, há 1,5 milhão de jovens de até 24 anos.

Relatório da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), citado por Paim, mostra que apenas metade dos 34 milhões de jovens brasileiros freqüentam a universidade. E que um em cada cinco não estuda e nem trabalha.

- Para reverter isso, é fundamental investirmos nas escolas técnicas. Esses jovens, por não terem qualificação, ficam fora do mercado de trabalho e aí acabam abandonando os estudos, também, devido à própria auto-estima em decadência - disse o parlamentar do PT, que foi apoiado em apartes pelos senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Mão Santa (PMDB-PI), e Augusto Botelho (PT-RR).

Em seu discurso, Paim fez ainda menção à decisão do Superior Tribunal de Justiça, garantindo a admissão de todo candidato aprovado em concurso público, dentro do número de vagas previstas em edital. Para Paim, a decisão do STJ, vai fortalecer a PEC nº 48/04, de sua autoria. O senador propõe que todo cidadão aprovado em concurso público, atingindo nota para número de vagas, terá de ser chamado, ficando o órgão impedido de realizar concurso público enquanto não chamar os aprovados até o limite de vagas.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede aprovação rápida de projetos sobre escolas técnicas federais

Papaléo Paes pede mais escolas técnicas no país

CE aumenta recursos para escolas técnicas federais

Escolas técnicas poderiam ajudar a evitar violência contra jovens, diz Paim

Paulo Paim elogia expansão de escolas técnicas e rede universitária federal

João Pedro pede apoio para projetos que autorizam criação de escolas técnicas no Amazonas