Escolas técnicas poderiam ajudar a evitar violência contra jovens, diz Paim



O assassinato de três jovens por traficantes, no Rio de Janeiro, poderia ter sido evitado se o país já tivesse feito uma opção, no passado, pela educação profissional. A avaliação foi feita pelo senador Paulo Paim (PT-RS), nesta terça-feira (17), durante a discussão, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), de projeto de lei (PLS 44/08) do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que define 2009 como o Ano do Ensino Técnico.

Na opinião de Paim, que é relator do projeto, a criação de vagas em escolas técnicas pode ser considerada uma das grandes alternativas para os jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Ele lamentou, então, o destino dos três jovens do Morro da Providência, no Rio, entregues por militares a traficantes do Morro da Mineira e, depois, assassinados.

- Talvez, se nas favelas do Rio de Janeiro houvesse mais escolas técnicas, não teríamos essa situação dos jovens assassinados com a ajuda de ervas daninhas do Exército. A escola técnica é a grande esperança dos mais pobres - disse Paim.

O projeto não chegou a ser votado, uma vez que tramita em decisão terminativa na CE e sua aprovação exigiria quórum qualificado. Mas o senador Romeu Tuma (PTB-SP), que presidia a reunião, o colocou em discussão para que possa ser votado em uma próxima reunião. Tuma concordou com Paim e sugeriu que o Exército expulse os oficiais envolvidos com o assassinato dos jovens e os entregue à Justiça comum.

Durante o debate, o autor do projeto considerou "muito justo" que se celebre o Ano do Ensino Técnico em 2009, quando se registra o centenário do estabelecimento, pelo então presidente Nilo Peçanha, das escolas de artífices, posteriormente transformadas em escolas técnicas federais. Gerson Camata elogiou ainda o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela implantação de oito novas escolas técnicas no Espírito Santo.

A senadora Marina Silva (PT-AC) também apoiou o projeto. Ela lembrou sua atuação como professora secundária ao afirmar que considera muito importante a oferta de novas oportunidades aos jovens.

Também foi discutido, na reunião, projeto de lei (PLS 92/08) de Paim que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Especialização em Tecnologia da Carne em São Gabriel (RS). O senador Pedro Simon (PMDB-RS), relator da proposta, apresentou seu voto favorável ao projeto, que será igualmente votado em uma nova reunião da CE.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) elogiou a iniciativa de Paim. Durante o debate, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) recordou ter apresentado diversos projetos que autorizam a criação de escolas técnicas em seu estado, Rondônia.

O adiamento da votação dos dois projetos deve-se em parte - na avaliação do presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF) - à realização de sessões plenárias de homenagem simultaneamente às reuniões das comissões.

- As sessões de homenagem deveriam ocorrer às segundas e sextas-feiras, pois atrapalham demais as votações nas comissões - sugeriu Cristovam.

Entre os itens que deixaram de ser votados nesta terça-feira (17), por exigirem quórum qualificado, estava o PLS 11/08, do senador Expedito Júnior (PR-RO), que incentiva a abertura de escolas públicas nos finais de semana.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta aposta em escolas técnicas para jovens do ES

Paim pede mais recursos para escolas técnicas

Paulo Paim elogia expansão de escolas técnicas e rede universitária federal

Paim pede aprovação rápida de projetos sobre escolas técnicas federais

Aproximação com as famílias pode ajudar a reduzir violência nas escolas, dizem especialistas

Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas