Paim pede MP para regulamentar adicional de insalubridade



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (4), a edição de uma medida provisória com o objetivo de definir a base de incidência para fins de cálculo do adicional de insalubridade - a remuneração extra a que têm direito empregados que trabalham com habitualidade em locais que oferecem riscos à saúde.

De acordo com Paim, a urgência de regulamentação da matéria deriva da falta, no ordenamento jurídico brasileiro, de regra que estabeleça a base de cálculo para viabilizar o pagamento do adicional de insalubridade.

A lacuna na legislação se deu, segundo ele, em razão da concessão de liminar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), à Confederação Nacional das Indústrias (CNI), suspendendo a aplicação da Súmula 228 do Tribunal Superior do Trabalho na parte em que permite a utilização do salário básico como base de cálculo do adicional de insalubridade.

- A ausência da norma está causando um grande desconforto e instabilidade social, sob pena de vermos uma conquista constitucional dos trabalhadores morta nesse abismo legal e jurídico - disse Paim, criticando o STF por, em sua opinião, desrespeitar um direito do trabalhador previsto na Constituição.

Paim sugeriu também como solução para o problema, além da edição de MP pelo governo, a aprovação imediata do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 294/08, de sua autoria, que fixa o salário do trabalhador como base de cálculo do adicional de insalubridade.

Jornal Pioneiro

O parlamentar gaúcho apresentou ainda voto de aplauso ao jornal Pioneiro, de Caxias do Sul (RS), pela comemoração do aniversário de 60 anos de sua fundação.



04/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer mudar base de cálculo do adicional de insalubridade

PROJETO DE PATROCÍNIO ALTERA BASE DE CÁLCULO PARA ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Projeto garante aposentadoria especial e adicional de insalubridade para garis

Garis podem ter direito a adicional de insalubridade reconhecido em lei

Mudança no cálculo do adicional de insalubridade está em exame na CAS

CAE decide que adicional de insalubridade deve ser calculado sobre salário básico