Paim pede providência ao Ministério da Justiça para assassinato de fiscais



O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou ao Plenário nesta quarta-feira (28) que três auditores fiscais do trabalho e um motorista foram assassinados em uma emboscada no município de Unaí (MG). A equipe estava em diligência na zona rural. Os auditores mortos foram Nélson José da Silva, Heratóstenes de Almeida Gonçalves e João Batista Soares Lages. O motorista Ailton Pereira de Oliveira chegou com vida ao hospital, mas faleceu em seguida. Paim pediu providências ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para que o crime não fique impune.

- No documento que recebi do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho eles registram que, infelizmente, as viúvas dos servidores assassinados não terão os benefícios da proposta de emenda constitucional nº 77 (a chamada PEC paralela, que ameniza os efeitos da reforma da Previdência), como a paridade nos vencimentos com os funcionários da ativa. A não aprovação da matéria pela Câmara criou um espaço jurídico perigoso - afirmou Paulo Paim.

Os auditores fiscais do trabalho enviaram por Paim um apelo aos deputados no sentido de que aprovem o mais rapidamente possível a PEC 77. O senador pelo Rio Grande do Sul defendeu a realização de um amplo acordo entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para que a matéria seja aprovada ainda no período da convocação extraordinária, como foi acordado com o governo federal.

Outro assunto abordado por Paim foi uma notícia publicada pelo jornal Folha de S. Paulo informando que a cota para negros já levou mais de 7 mil integrantes desta raça para as universidades brasileiras. Ele destacou que nas quatro universidades públicas que já adotaram a medida os negros que tiveram acesso às vagas estão se destacando entre os melhores alunos. O senador defendeu a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e Social, de sua autoria, que, entre outras medidas, regulamenta a política de cotas.



28/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys pede providência para elucidar assassinato de professores da UFMT

Paim apresenta voto de pesar pelo assassinato de fiscais do trabalho

Fogaça pede providência para repatriar menino brasileiro

Paulo Paim pede mais segurança para oficiais de Justiça

Ana Rita cobra julgamento de acusados do assassinato de fiscais do trabalho em Unaí

Paim pede que CBTU aceite proposta da Justiça para greve dos metroviários