Paim: projeto que muda indexador da dívida dos estados pode ser aprovado este ano
Em discurso nesta terça-feira (3), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o projeto (PLC 99/2013-Complementar) que muda o indexador das dívidas de estados e municípios com a União pode ser aprovado pelo Senado ainda este ano.
Paim disse ter participado de reunião na qual ficou acertado que os senadores manterão o mesmo texto aprovado na Câmara dos Deputados. Pelo acordo, explicou o senador, o PLC será votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima semana, abrindo a possibilidade de a matéria ser aprovada no Plenário do Senador ainda este ano, antes do recesso parlamentar.
Participarão da reunião, segundo Paim, representantes do governo; o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill; o relator do projeto, senador Luiz Henrique (PMDB-SC); o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE); deputados federais e estaduais; representantes das secretarias da Fazenda de Alagoas e do Rio Grande do Sul, e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Armando Monteiro (PTB-PE) e Ana Amélia (PP-RS)
O objetivo do projeto é diminuir o tamanho das dívidas dos demais entes federativos com a União, uma vez que será recalculado o saldo devedor, a contar de 1º de janeiro de 2013. As dívidas podem passar a ser corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ou a taxa Selic, o que for menor. Desde 1997, no caso dos estados, e desde 2001 para os municípios, a correção mensal é feita pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais 6%, 7,5% ou 9%, conforme o contrato.
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe pede retirada de suas emendas ao texto que muda indexador da dívida dos estados
Confaz pode mudar indexador da dívida dos estados
Chega ao Congresso projeto que muda indexador de dívidas de estados e municípios
Paim quer regime de urgência para projeto que muda indexador das dívidas com a União
Paim espera que Senado vote este mês a renegociação da dívida dos estados
CCJ e CAE discutem novo indexador da dívida dos estados