Paim quer estimular novas contratações com redução de impostos



O senador Paulo Paim (PT-RS) pretende que contratações de novos empregados tenham redução de encargos sociais. Projeto nesse sentido aguarda decisão final (terminativa) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria, caso aprovada na CAS, segue direto para exame da Câmara dos Deputados, a não ser que um mínimo de nove senadores peçam exame do texto pelo plenário do Senado.

Paim alega, na justificação do projeto, que a estrutura rígida de contratação no Brasil estimula práticas irregulares de contratação, sem assinatura de carteira de trabalho, o que é prejudicial para o trabalhador. Por isso, o senador pretende facilitar às empresas o acesso à contratação de novos empregados.

– No mundo inteiro, existe uma tendência no sentido de diminuir os encargos sociais o que, para muitos, aumenta não só a oferta de emprego como também o valor dos salários – disse Paim.

O projeto diminui para 8% para 5% a alíquota da contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e também reduz à metade as alíquotas de contribuições sociais destinadas a instituições como Serviço Social de Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições do chamado Sistema S.

02/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião defende elevação de salários e redução de impostos para estimular economia

Paim quer estimular as exportações no Rio Grande do Sul

Paim quer estimular oferta de alimento saudável em cantina escolar

Paim quer criar programa para financiar novas empresas

Paim critica decisão do TST que permite a empresas consultar SPC e Serasa para contratações

Paulo Paim defende redução da jornada, acompanhada pela redução de encargos