Paim recebe representantes da Câmara de Comércio Afro-Americana
O senador Paulo Paim (PT-RS), na condição de 1º vice-presidente do Senado, recebeu, nesta quinta-feira (20), dez empresários norte-americanos que vieram ao Brasil propor a implantação de uma Câmara de Comércio Afro-Brasileira. O encontro com os visitantes, que integram a Câmara de Comércio Afro-Americana, também contou com a presença dos senadores Eurípedes Camargo (PT-DF) e Sibá Machado (PT-AC).
Segundo um dos autores da iniciativa de criação da câmara de comércio no Brasil, Brian Poitier, os afro-brasileiros, assim como os afro-americanos, sofrem com a discriminação e com a falta de oportunidades na vida. No entanto, ao contrário dos norte-americanos, poucos negros brasileiros conseguem desenvolver uma atividade empresarial com sucesso, disse o representante da câmara norte-americana. Assim, a proposta é que empresários afro-descendentes das duas nações possam trocar experiências no campo da indústria, do comércio e das novas tecnologias, além de estabelecer pontes culturais.
Para Paim, a sugestão dos afro-americanos é muito boa.
- É inegável que os empresários norte-americanos avançaram muito mais do que nós. Eles querem trazer para o Brasil suas experiências e contribuir para que o empresário negro brasileiro também ocupe o espaço que ele merece na nossa sociedade - disse o senador.
Além de afro-descendentes, integrava também a comitiva norte-americana um representante da nação indígena daquele país. Assim como os outros, esse norte-americano também veio ao Brasil com a intenção de trocar informações nas áreas cultural, educacional e de formação. A vinda do descendente de índios norte-americanos, segundo Paim, foi uma iniciativa igualmente feliz. Na opinião do senador, o intercâmbio entre índios brasileiros e norte-americanos permite que esses povos possam avançar e conter a discriminação.
O encontro entre os senadores, todos afro-descendentes, e os afro-americanos foi marcado pela cordialidade e pela emoção entre os participantes. No final da reunião, Paim presenteou os visitantes com dois livros que o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), enviou para eles.
20/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Câmara Americana de Comércio propõe mudanças na Lei de Licitações
Jucá elogia trabalho da Câmara de Comércio Americana
Câmara Americana de Comércio defende acordo entre Brasil e EUA
(Flash 12h15) - Covas participa de evento na Câmara Americana de Comércio
Covas faz palestra sobre justiça e desenvolvimento na Câmara Americana de Comércio
Covas faz palestra sobre justiça e desenvolvimento na Câmara Americana de Comércio