Paim registra dia nacional de luta pelos direitos das pessoas com doenças falciformes
Matéria alterada às 17h31
O Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes foi lembrado nesta terça-feira (27) pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Citando estudos científicos, Paim disse que a anemia falciforme atinge em média um em cada 5 mil recém-nascidos, principalmente entre a população negra.
Na África equatorial, informou o senador, 40% da população é portadora da anemia falciforme, que é uma doença hereditária. Ele acrescentou que no Brasil há um grande número de pessoas atingidas, principalmente nas Regiões Sudeste e Nordeste.
Paim também relatou encontro com cerca de 400 líderes de movimentos sociais, centrais sindicais e confederações, ocorrido no último sábado (24), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag). O senador disse que, na ocasião, fez um balanço de sua atuação9 na Câmara dos Deputados e no Senado.
Segundo Paim, desde o início de sua atuação na Câmara e no Senado apresentou em torno de 1.500 projetos, dos quais "dezenas e dezenas foram aprovados" nas duas Casas do Parlamento e foram transformados em lei. Ele destacou o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Igualdade Racial e o Estatuto dos Profissionais de Volante. O senador mencionou ainda a proposta que acaba com o uso do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias, já aprovada no Senado e aguardando decisão na Câmara.
Aposentados
Pouco depois, em intervenção do Plenário, Paim comunicou que cerca de 500 aposentados haviam ocupado o Salão Verde da Câmara dos Deputados para pedir a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que acaba o uso do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias (PL 3299/08). Os manifestantes querem também a aprovação do projeto que garante o reajuste das aposentadorias e pensões pelo mesmo índice do aumento do salário mínimo (PL 01/07).
O senador disse que os aposentados estão dispostos a permanecer no local até que as propostas, já aprovadas no Senado, sejam votadas naquela Casa. Ele informou que a manifestação foi organizada pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e tem o apoio de vários sindicatos.
27/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE aprova Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes
Paim encerra debate sobre Dia Nacional de Luta das Pessoas com Doenças Falciformes
Ângela Portela reafirma importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência
Paim exalta luta pelos direitos humanos e contra discriminação racial
Paulo Paim pede atenção do governo para doenças falciformes
Paim elogia luta de Mello Mourão pelos direitos humanos e contra a discriminação