Paulo Paim pede atenção do governo para doenças falciformes



Em pronunciamento da tribuna nesta quarta-feira (10), o senador Paulo Paim (PT-RS) chamou a atenção para a importância do estabelecimento de políticas públicas voltadas para as doenças falciformes, cujo tipo mais conhecido é a anemia falciforme. Ele ressaltou que as doenças falciformes são hereditárias e determinam manifestações clínicas já nos primeiros anos de vida, sendo um grave problema de saúde pública no país. Essas doenças, acrescentou, têm prevalência nos estados com a maior concentração de pobres e afro-brasileiros.

De acordo com a Federação Nacional das Associações de Doenças Falciformes, atualmente, 3.500 crianças nascem por ano no Brasil com a doença. Segundo o Programa Nacional de Triagem Neonatal, 200 mil nascem com o traço da doença. A taxa da mortalidade entre as crianças das doenças falciformes é alta, disse o senador: cerca de 25% delas não atingem os 5 anos de idade, se não estiverem sob cuidados especiais. Os números da mortalidade perinatal, ou seja, daquelas crianças que nascem mortas ou que falecem na primeira semana, são ainda mais altos: de 20% a 50%, referente ao percentual analisado.

O governo, disse Paim, deve incentivar a pesquisa sobre essa doença, prevalente na população negra e pobre, e desenvolver campanhas públicas de educação sobre o tema.Ele lembrou que o Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria, trata do assunto e que também apresentou projeto instituindo o dia 27 de outubro como o Dia da Luta pelos Portadores de DoençasFalciformes,com o objetivo de chamar a atenção para o problema.

Professores universitários

Paulo Paim também apoiou a pauta de reivindicações do Sindicato Nacional das Associações Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A categoria defende remuneração mais justa para o professor universitário do ensino público.

Segundo o senador, o sindicato já entregou ao Ministro do Planejamento as sugestões da categoria, dispostas em manifesto nacional e aguarda uma resposta urgente do governo.

- As medidas sugeridas visam à valorização do docente da universidade pública. É hora de o governo aprofundar a discussão sobre o tema - afirmou.



10/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim encerra debate sobre Dia Nacional de Luta das Pessoas com Doenças Falciformes

Paim registra dia nacional de luta pelos direitos das pessoas com doenças falciformes

Paulo Paim pede mais atenção ao setor têxtil

CDH debate doenças falciformes

Paulo Davim elogia criação de rede de atenção para doenças crônicas

CE aprova Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes