Paim relata ao Plenário roteiro de viagem ao Rio Grande do Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) fez um relato ao Plenário, nesta terça-feira (19), do roteiro de viagens que cumpriu no seu estado nos últimos cinco dias. Além de ouvir reivindicações, o senador encaminhou a discussão de projetos de sua autoria em benefício da classe trabalhadora

- Cumpri uma extensa agenda, porque praticamente atravessei o estado. Com essa energia negativa que paira aqui no Senado, como é bom a gente andar lá pelo solo gaúcho e ver o carinho do povo do Rio Grande com o nosso trabalho, o carinho da própria imprensa. Isso demonstra que estamos no caminho certo - avaliou o senador.

Na quinta-feira (14), ele esteve com os trabalhadores portuários de Rio Grande, para um debate sobre a Refinaria Ipiranga, também chamada de Rio Grande. Foi discutido o processo de demissões na empresa, que começou apesar de um acordo em contrário firmado na Comissão de Direitos Humanos do Senado envolvendo a Petrobras, a Braskem e a Ultra, quando o consórcio comprou a Ipiranga.

Dali, o senador seguiu para outro debate, dessa vez em Porto Alegre, sobre o fim do fator previdenciário e também pelo reajuste dos aposentados. No dia seguinte, em Gramado, participou, como palestrante, do 10º Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

Em Canela, o parlamentar proferiu palestra na 10ª edição da Semana do Bebê. Ali, falou, sobretudo, sobre direitos sociais, trabalhistas, e previdência. O fator previdenciário também foi o tema de conversa com autoridades da Prefeitura de São Francisco de Paula.

À noite, em Bento Gonçalves, Paim falou no encerramento do 7º Seminário Sul Brasileiro de Previdência Pública, com cerca de 600 participantes. No dia seguinte foi a São Jerônimo, onde fez palestra no 2º Seminário das Delegacias Regionais da Região do Carvão, no Sindicato dos Eletricitários, e a Santa Rita, onde conversou com os prefeitos e líderes da região discutindo a abertura de uma estrada.

Nesta segunda-feira (18), na volta a Porto Alegre, outra palestra, junto com Eliezer Pacheco, secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação sobre os cem anos do ensino técnico no Brasil.

Paim concluiu seu périplo com palestra no 3º Encontro das Entidades Sindicais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizado na cidade de Nova Petrópolis, com mais de 800 sindicalistas da área têxtil, couro, vestuário e calçados. Ali, o tema dominante foi a crise econômica.

- A primeira proposta que apresentam aos trabalhadores é a de flexibilizar os direitos. Assegurei a eles que no Congresso não passa nenhuma proposta que vá tocar em um direito dos trabalhadores - disse o parlamentar.

Segundo Paim, em todos os eventos, o fim do fator previdenciário e a PEC nº 50/2006, que acaba com o voto secreto, foram os temas mais discutidos. O senador disse que é em razão da importância do assunto e do interesse que desperta que tem insistido para que a Câmara derrube o fator previdenciário, da mesma forma que ocorreu no Senado.



19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim relata atividades no Rio Grande do Sul

Paim relata atividades no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Paulo Paim relata atividades desenvolvidas no Rio Grande do Sul

Paim relata jornada pelo Rio Grande do Sul em apoio a candidatos nas eleições municipais

Litoral Norte de SP vira roteiro de viagem no Planeta Turismo da TV Cultura

Suplicy relata viagem ao Iraque