Paim ressalta colaborações que recebeu para aprovar Estatuto do Idoso
O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou que o Estatuto do Idoso, mais do que um projeto de sua autoria, deve ser considerado como uma proposição de todo o Congresso. Ele registrou que ao dar entrada na matéria na Câmara dos Deputados, em 1997, o documento continha 50 artigos. O texto do Estatuto do Idoso aprovado pelo Senado na noite desta terça-feira (23) reuniu um total de 119 artigos.
- Os outros artigos foram colocados por todos os partidos do Congresso, independente de serem da oposição ou da situação. A sociedade também pode se considerar responsável, através de sua participação no debate. As entidades representativas da terceira idade também. Tenho orgulho de dizer que, talvez por obra do destino, apresentei o projeto original, mas o texto final foi construído com a contribuição de todos, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu à base do governo que apoiasse a matéria - afirmou Paulo Paim.
Toda a tramitação do Estatuto do Idoso foi lembrada por Paim. Referindo-se aos deputados Silas Brasileiro (PMDB-MG) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), ele agradeceu a colaboração de todos os integrantes da Câmara dos Deputados. Em sua retrospectiva, ele destacou a vontade política do presidente José Sarney, que ofereceu apoio para que a matéria fosse votada ainda em setembro.
Paim também agradeceu aos relatores da matéria no Senado, Demostenes Torres (PFL-GO) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), pela celeridade na apresentação dos seus pareceres e pelo estudo aprofundado que fizeram do projeto. Também reconheceu a importância da presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que contribuiu para dar agilidade à tramitação da matéria. O senador também registrou o interesse demonstrado pelos líderes de todos os partidos da Casa na aprovação do Estatuto do Idoso.
- Esse estatuto é do Congresso, da sociedade, dos idosos, dos mais jovens e também das crianças, já que elas serão os idosos de amanhã - encerrou Paulo Paim.
23/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim ressalta importância da aprovação do Estatuto do Idoso
Paulo Paim pede urgência para a aprovação do Estatuto do Idoso
Paulo Paim vai a José Alencar pedir garantias para aplicação do Estatuto do Idoso
Paim diz que Estatuto do Idoso é uma realidade
Paim comemora dez anos do Estatuto do Idoso
Paim: Estatuto do Idoso é auto-aplicável