Paulo Paim vai a José Alencar pedir garantias para aplicação do Estatuto do Idoso



O vice-presidente do Senado, Paulo Paim, foi recebido nesta quarta-feira (4) pelo vice-presidente da República, José Alencar, para discutir meios de assegurar a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso. Paim informou que Alencar dispôs-se a trabalhar nesse sentido junto ao Executivo, já tendo contatado o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, sobre a adoção de medida garantindo o transporte interestadual gratuito para idosos. O Ministério vai orientar as empresas no sentido de que em cada viagem de ônibus interestadual sejam concedidos até dois assentos gratuitos para idosos carentes (com renda de até dois salários mínimos: R$ 480).

- Este pleito não é nosso, e sim de vinte milhões de idosos. Está faltando uma orientação do governo através dos ministérios para garantir a imediata implementação do Estatuto. O vice-presidente nos atendeu de imediato e ligou para o ministro, que disse estar encaminhando uma solução - explicou Paim.

O senador disse que há necessidade de intervenção do governo para dar cumprimento a outros dispositivos do Estatuto, como o que impede os planos de saúde de cobrarem mais dos idosos, o que determina o ensino das políticas para a terceira idade nas escolas, e o que garante o pagamento de um salário mínimo aos idosos carentes.

- Quando o Estatuto estiver aplicado na íntegra vamos fazer uma verdadeira revolução social e cultural - disse Paim.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim pede urgência para a aprovação do Estatuto do Idoso

Paulo Paim comemora aprovação do Estatuto do Idoso

Paulo Paim menciona livro de sua autoria com prefácio de José Alencar

Paim ressalta colaborações que recebeu para aprovar Estatuto do Idoso

REPORTAGEM DE VEJA SOBRE CAMPANHAS LEVA JOSÉ ALENCAR A PEDIR CRIAÇÃO DE CPI

Paim diz que Estatuto do Idoso é uma realidade