Paim sugere que movimento sindical apresente pauta de reivindicações ao governo
Ao presidir nesta quinta-feira (3) audiência pública destinada a debater as ocorrências de demissões arbitrárias de dirigentes sindicais e membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), o senador Paulo Paim (PT-RS) sugeriu ao movimento sindical brasileiro que apresente ao governo federal uma pauta mínima unificada com cinco reivindicações em nome dos trabalhadores brasileiros.
Na opinião de Paim, os principais pontos que deveriam fazer parte dessa pauta são: o fim do redutor de 30% sobre as aposentadorias, conhecido como fator previdenciário; a redução dos encargos sobre a folha de pagamento das empresas; a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário; a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas; e aumentos reais de salário para os aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo.
O senador pelo Rio Grande do Sul elogiou o debate.
- A audiência foi muito positiva, principalmente porque surgiu de uma linha de discutirmos, em maio - mês do trabalhador - assuntos de interesse dos trabalhadores - afirmou Paulo Paim, em entrevista à Agência Senado, após o término do debate.
O encontro, promovido pela Subcomissão de Trabalho e Previdência, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) contou com a participação, além de senadores, de representantes do governo, do Ministério Público do Trabalho e de movimentos sindicais.
Para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a audiência pública foi importante porque mostrou a importância da mobilização da classe trabalhadora.
- A democracia exige que os trabalhadores estejam permanentemente mobilizados para garantir seus direitos - destacou a parlamentar por Mato Grosso.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), por sua vez, destacou a necessidade de se garantir a estabilidade dos trabalhadores que assumem cargos de direção em sindicatos.
Trabalho Escravo
Na ocasião, Lúcia Vânia pediu a instalação de uma comissão específica para acompanhar a instalação das usinas de cana-de-açúcar que estão sendo construídas em todo o Brasil.Lúcia Vânia afirmou que sua preocupação é com a fiscalização na contratação de mão-de-obra,para evitar a ocorrência de trabalho escravo e de crianças trabalhando nessas usinas.
- A minha preocupação é com o trabalho irregular - explicou a senadora por Goiás.03/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim assinala reivindicações do movimento sindical
Paim: movimento sindical poderá "remar" contra reeleição de Lula se governo encaminhar ao Congresso reforma sindical
Paim propõe pauta de projetos para o movimento sindical
Paim registra seminário sobre ‘ataques’ ao Direito do Trabalho e ao movimento sindical
Paim pede a sindicalistas que enviem pauta de reivindicações ao Senado
Líder sugere que PSDB apresente representação contra Berzoini