Paulo Paim volta a lamentar veto ao reajuste para aposentados



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (11), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a comentar e lamentar o veto presidencial ao reajuste de 16,67% nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima de um salário mínimo. O senador informou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou pesquisa recente na qual afirma que a inflação para os idosos brasileiros cresce mais se comparada com a inflação que atinge os brasileiros mais jovens.

Da tribuna, Paulo Paim afirmou que continua "muito chateado e muito triste" com a atitude do presente da República e lembrou que o Congresso Nacional pode derrubar o veto. O senador disse não entender a razão de o governo federal vetar tal reajuste se diversas categorias já conseguiram aumentos salariais entre 12% e 190% neste ano.

Entretanto, o senador disse estar satisfeito com os integrantes do movimento sindical gaúcho que teriam se unido para lutar a favor do reajuste. Paim aproveitou para ler trechos de cartas enviadas pela Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) e pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap). Nos trechos lidos por Paim, as entidades também lamentam o veto presidencial ao reajuste aprovado pelo Congresso Nacional.

Em apartes, os senadores Leonel Pavan (PSDB-SC), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Ney Suassuna (PMDB-PB) elogiaram o pronunciamento do colega gaúcho. Pavan disse que Paim sempre atuou no Parlamento "buscando defender as pessoas mais necessitadas e esquecidas, como os aposentados". Alvaro Dias afirmou que "raramente ocorre do Congresso Nacional derrubar vetos presidenciais".

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim lamenta veto presidencial a reajuste acima da inflação para aposentados

Paulo Paim espera derrubada do veto ao reajuste dos aposentados no dia 26

Paim volta a defender reajuste para os aposentados

Paim volta a defender reajuste de 16,7% para aposentados

Paim volta a defender reajuste dos aposentados

Paulo Paim: 'Governo tem, sim senhor, dinheiro para pagar o reajuste dos aposentados'