País está pronto para crescer à taxa de 5%, segundo ministra



Apesar de o momento econômico mundial ser preocupante, o Brasil continuará se desenvolvendo e está preparado para alcançar, no ano que vem um crescimento de 5%. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (23) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior durante o evento para organizado para micro, pequenos e médios empresários ( 4º Fomenta Nacional), encontro promovido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Sebrae.

A ministra ressalvou que, por não estar isolado no mundo, o País neste ano precisou controlar a sua taxa de crescimento. “Mesmo assim, está acima da média mundial”, enfatizou.

Em seguida, listou as medidas já adotadas para o mercado interno e que, segundo ela, fundamentam a previsão de crescimento: o aumento do salário mínimo, desonerações de R$25 bilhões do Programa Brasil Maior, novo Super Simples, redução das taxas de juros, e aceleração dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em seu discurso Miriam Belchior destacou, ainda, que o Brasil vive um ciclo virtuoso de desenvolvimento, porque promove crescimento com distribuição de renda e redução das desigualdades sociais e regionais.

“Esforços sistemáticos e investimentos contínuos estão sendo realizados para que cada brasileiro tenha acesso a direitos básicos e possa também desfrutar das riquezas deste País”, disse.    

Para a ministra, os investimentos em infraestrutura realizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a inflação baixa, taxa de juros decrescente e as desonerações para o setor produtivo são os principais fatores para o desenvolvimento do Brasil.

Em 2011, o PAC investiu mais de R$ 143 bilhões, 22% a mais do que em 2010, o melhor ano do PAC. Nos nove primeiros meses da segunda etapa do Programa, 11,3% das obras já foram concluídas.

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs), segundo a ministra do Planejamento, são fundamentais para a manutenção do desenvolvimento brasileiro. Juntas, elas representam mais de 90% das empresas formais e geram mais de 50% dos empregos no Brasil.

Segundo Miriam o governo federal tem usado o seu poder de compra para o fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas. “Enviamos ao Congresso Nacional a proposta de criação do Ministério das Micro e Pequenas empresas, que esperamos ver aprovada ainda neste ano. Na terça-feira (22) foi regulamentada uma medida que faltava do Simples Nacional: o parcelamento dos débitos tributários das MPEs e dos MEIs”, destacou.

Confira aqui a íntegra do discurso.

Fonte:
Ministério do Planejamento



23/11/2011 19:55


Artigos Relacionados


Projeto de Garibaldi que taxa bebidas alcoólicas está pronto para ser votado

Centro de Alcântara está pronto para lançamento de grandes foguetes, segundo ministros

Primeiro-ministro da França diz que país está pronto para diálogo com Mercosul

Henrique Meirelles diz na Comissão de Orçamento que país está preparado para crescer

País tem mais consciência sobre problema da discriminação racial, segundo ministra

Jader está pronto para renunciar esta semana