País ganha 4 medalhas na Olimpíada de Matemática no Cone Sul



O Brasil conquistou quatro medalhas na 21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada no sábado (19), em Água de São Pedro (SP). O estudante João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE), levou o ouro, Gabriel Militão Vinhas Lopes, de Fortaleza, e Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba (MG), ganharam prata, enquanto Caíque Porto Lira, também de Fortaleza, ficou com o bronze.

 

A competição teve a participação de 32 estudantes do ensino médio, com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. As equipes foram formadas por até quatro estudantes, com provas realizadas em dois dias consecutivos. Em cada dia, foram resolvidos três problemas em quatro horas e meia de prova. Todos os integrantes da equipe nacional conquistaram medalhas.

 

Essa foi a quarta edição da competição no Brasil. A primeira Olimpíada de Matemática do Cone Sul ocorreu em Montevidéu, Uruguai, em 1988, tendo representantes de apenas quatro países. Desde sua primeira participação o Brasil já conquistou um total de 77 medalhas, sendo 19 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze. A participação brasileira é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT-Mat). Mais informações aqui.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



22/06/2010 17:33


Artigos Relacionados


Brasil sedia XXI Olimpíada de Matemática do Cone Sul

Brasil conquista 14 medalhas em olimpíada de matemática na Bulgária

Brasil conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos das Etecs ganham três medalhas de ouro em Olimpíada Matemática

Aluno de escola estadual ganha Olimpíada de Matemática pela 3ª vez

Mais de 2 mil escolas do País participam da Olimpíada de Matemática pela primeira vez