País realiza leilões de mais de 39 mil toneladas de trigo para indústrias moageiras



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira dois leilões de mais de 72 mil toneladas de trigo para a indústria moageira. O montante comercializado foi de 39.956 toneladas que geraram receita de R$ 27.912.181,72 aos cofres públicos. 

O objetivo do leilão promovido é dar continuidade ao suprimento ao mercado interno para evitar os problemas ocasionados pela falta do grão, como a alta de preços, em razão da entressafra e do clima. Desde fevereiro de 2013, a Conab já realizou 14 leilões voltados apenas para a venda de trigo.

O trigo comercializado é proveniente dos estoques do governo e foi comercializado em dois leilões em armazéns localizados no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Os municípios que comercializaram 100% de seus lotes foram Capitão Leônidas, Cascavel e Ponta Grossa, no todos no Paraná, além de Muitos Capões e Passo Fundo, ambos no Rio Grande do Sul.

Apenas as indústrias moageiras participaram da operação. O trigo que não foi vendido nesta quinta-feira (2) voltará a leilão em 15 dias, acrescido de mais 50 mil toneladas.

Conab