País terá grande safra de algodão, prevê Jonas Pinheiro



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) expressou seu entusiasmo em Plenário, nesta sexta-feira (19), com o sucesso dos produtores brasileiros de algodão. Ele informou que a cultura - que enfrentou decadência entre 1992 e 1997, período que levou o Brasil a importar o produto - deverá alcançar na próxima safra um milhão de toneladas, com aumento de 30% em relação à safra anterior, sendo que 300 mil toneladas já estão comprometidas em contratos de venda para o exterior.

Segundo o senador, em 1992 o Brasil produziu 960 mil toneladas de algodão, em 1995 660 mil e, em 1997, somente 350 mil toneladas. A partir de 1997, observou, a plantação de algodão iniciou nova fase com apoio do governo federal e com a profissionalização da cultura, chegando em 2003 à marca de 770 mil toneladas.

- A produção prevista para a safra 2003/2004 representa um recorde que demonstra o enorme potencial brasileiro e a notável capacidade dos produtores nacionais. Esses resultados vêm sendo obtidos dentro de um contexto extremamente desfavorável ao Brasil em termos de concorrência. Só aqui o uso de sementes geneticamente modificadas é proibido, o que torna nosso sistema de produção mais oneroso. Além do mais, o Brasil precisa lidar com medidas protecionistas e elevados subsídios concedidos a produtores de outros países - disse o senador.

Jonas Pinheiro participou nesta semana do 4o Congresso Brasileiro de Algodão, realizado em Goiânia e que teve como tema -Algodão, um Mercado em Evolução-. O senador se disse impressionado com o alto nível técnico do congresso e também com o entusiasmo dos produtores.



19/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO DESTACA CULTURA DO ALGODÃO

Jonas Pinheiro defende uso de semente de algodão transgênica

JONAS PINHEIRO PEDE CUIDADO NA IMPORTAÇÃO DE ALGODÃO

Câmara setorial prevê safra recorde de algodão

Conab prevê exportação recorde de algodão na safra 2010/2011

Jonas Pinheiro quer recursos para escoamento da safra de milho