JONAS PINHEIRO DESTACA CULTURA DO ALGODÃO



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) disse hoje (17) que as deficiências enfrentadas pelo setor algodoeiro do país podem perfeitamente ser equacionadas e que "o Brasil tem comprovadascondições de abdicar do vergonhoso e deprimente recordede maior importador mundial do algodão".

Jonas Pinheiro lamentou que, embora seja tradicionalmente exportador, o país dependa atualmente da importação de cerca de 52% de algodão para assegurar o abastecimento interno. Nos últimos 10 anos, conforme disse, a importação dessa fibra passou de 30 mil toneladas para o recorde de 522 mil toneladas, que é a previsão para 1997.

O senador pediu o apoio das autoridades governamentais para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, em parceria com a Embrapa e outras instituiçõesde pesquisa, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Jonas Pinheiro disse que as tecnologias em desenvolvimento demonstram que o estado do Mato Grosso apresenta o maior potencial para a cultura do algodão no país.

Jonas Pinheiro informou que agricultores do Mato Grosso estão obtendo, com o cultivo do algodão,mais de 3.000 quilos do produto por hectare, quando a média nacional situa-se em torno de 1.200 hectares. Segundo ele, numa comparação com a lavoura da soja, constatou-se que o algodão, mesmo numapropriedade física média, pode gerar uma receita líquida 150% superior à daquela cultura, constituindo, portanto, uma vantajosa opção para a diversificação da produção agrícola naquele estado.

17/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro defende uso de semente de algodão transgênica

JONAS PINHEIRO PEDE CUIDADO NA IMPORTAÇÃO DE ALGODÃO

País terá grande safra de algodão, prevê Jonas Pinheiro

JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA

Casagrande destaca discrição e eficiência de Jonas Pinheiro

JONAS PINHEIRO DESTACA APOIO DO GOVERNO ÀS COOPERATIVAS