Países da América Latina trocam experiências sobre TV Digital



A implantação do ISDB-T, como é conhecido o padrão nipo-brasileiro de TV Digital, em diversos países da América Latina, será tema de debate no II Encontro Internacional da Norma ISDB-T, que acontece durante esta semana em Buenos Aires (Argentina). O evento termina na sexta-feira (6).

O Ministério das Comunicações participa do encontro, representado pelos servidores Flávio Lenz César, da Secretaria de Telecomunicações e Henrique Badaró, da Assessoria Internacional.

“O tema central será o fortalecimento dessa norma ISDB-T como uma norma internacional. Ela deixa de ser só do Brasil e do Japão e passa a ser uma norma adotada por vários países, onde as decisões são tomadas de forma multilateral”, explica Lenz.

Segundo o representante, o fórum internacional reúne representantes de todos os países que já adotaram oficialmente o padrão: Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Equador. Também é esperada a participação de países que já manifestaram interesse em adotar a TV Digital nipo-brasileira, como é o caso do Paraguai e da Bolívia.

Durante o encontro, os países participantes vão expor os avanços na implementação do padrão nipo-brasileiro em cada um deles. Também haverá discussões sobre temas técnicos, como metas para o desenvolvimento tecnológico e científico dos países, crescimento das produções locais e geração de empregos, entre outros.

Este é o segundo encontro internacional para discussão da norma ISDB-T. O primeiro aconteceu em Lima, no Peru, assim que o país anunciou a adoção do sistema, no ano passado.

Saiba mais sobre audiovisual no Portal Brasil.

Fonte:
Ministério das Comunicações

 



04/05/2010 15:00


Artigos Relacionados


Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina

Países das Américas trocam experiências em saúde indígena

Países iberoamericanos trocam experiências em políticas públicas de cooperação

Memorial da América Latina apresenta debate sobre livro digital

Celso Amorim fala sobre empréstimos a países da América Latina

Brasil e EUA trocam experiências sobre sistemas penitenciários