Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina



O governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Comunicações, em parceria com o governo japonês, representado pela Agência Internacional de Cooperação (JICA), viabilizou mais um treinamento em Televisão Digital para países da América Latina.

A parceria faz parte do Programa de Treinamento de Terceiros Países (TCTP) e tem como foco a capacitação de países em desenvolvimento. Nessa parceria a Anatel, em apoio ao Ministério das Comunicações, coordenou, no período de 3 a 7 de outubro em sua Sede, em Brasília, evento de capacitação para 16 especialistas da Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala e Paraguai.

Tendo por objetivo contribuir com o processo de transição do sistema de transmissão analógica para o digital desses países, a capacitação abordou assuntos referentes à regulamentação técnica e planejamento de canais, Redes de Frequência Única (SFN) e instalação de equipamentos, fundamentos do ISDB-T, interatividade (padrão Ginga), certificação de equipamentos, exposição humana a campos eletromagnéticos nas faixas de radiofrequência, entre outros.

No treinamento foi dada especial ênfase ao planejamento de canais com a digitalização, aproveitando a experiência adquirida pela Anatel na execução do planejamento da canalização da Televisão Digital brasileira.

Na parte prática do treinamento foram feitas visitas à Torre de TV Digital, em Sobradinho (DF), às instalações da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e às emissoras da Câmara, do Senado e da Justiça, que já operam a TV Digital em Brasília.


Fonte:
Anatel



11/10/2011 18:24


Artigos Relacionados


Brasil terá centro de treinamento financeiro conjunto com países da América Latina

Países da América Latina trocam experiências sobre TV Digital

Brasil faz acordo para aumentar os voos entre países da America Latina

Brasil se aproxima de países da América Latina para resolver problemas de infraestrutura na região

Estudantes de outros países da América Latina podem cursar graduação no Brasil

Lula diz que Brasil deve ajudar países menos desenvolvidos da América Latina