Países devem assumir compromissos diferenciados em relação à emissão de gases, diz presidenta



Em discurso nesta sexta-feira (4), sobre energia e clima em sessão de trabalho do G20 (as 20 principais economias do mundo), a presidenta Dilma Rousseff defendeu que os países desenvolvidos e em desenvolvimento assumam compromissos diferenciados em relação à emissão de gases de efeito estufa. Segundo ela, a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 17), que acontece neste mês em Durban, na África do Sul, “não pode ser o insucesso de Copenhague”.

Na Conferência, os países em desenvolvimento vão oferecer contribuição, mas a redução das emissões deve ser compatível com a redução da pobreza, disse a presidenta, lembrando o compromisso voluntário assumido pelo Brasil, em Copenhague, de redução de emissões de 36% a 39% em relação à projeção de 2020.

“Os efeitos perversos sobre a emissão de gases de efeito estufa exigem iniciativas urgentes, sem por obrigações financeiras adicionais aos países em desenvolvimento. A responsabilidade pública dos países desenvolvidos é central e deve ser combinada com a participação da iniciativa privada. Na questão do financiamento, não pode haver obrigações intransponíveis para os países em desenvolvimento.”

Dilma Rousseff destacou ainda que na Rio 92 o mundo tomou conhecimento da questão ambiental. Na visão dela, na Rio+20 – que será realizada em 2012 no Brasil – os países voltarão a discutir o modelo de desenvolvimento que as nações querem para o futuro. “A reunião não é somente sobre meio ambiente; é também sobre economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável.”


Fonte:
Blog do Planalto



04/11/2011 14:32


Artigos Relacionados


Serys: países desenvolvidos devem financiar redução de gases estufa em nações pobres

Países devem se esforçar para garantir renda às famílias em extrema pobreza, afirma presidenta

Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa

Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020

Comissão debate redução da emissão de gases do efeito estufa

Cancelada audiência sobre emissão de gases de efeito estufa