Países do Mercosul terão Formulário de Reclamação para o Consumidor
Atender o estrangeiro no Brasil e possibilitar o atendimento do brasileiro nos países membros do Mercosul é o principal objetivo do projeto piloto do Formulário de Reclamação para o Consumidor Visitante no Mercosul, lançado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon), em parceria com os Procons dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, e em conjunto com os países Uruguai e Venezuela.
O projeto inovador visa implantar nos órgãos de defesa do consumidor de cada país um formulário que deverá ser preenchido pelo consumidor turista que tiver algum problema de consumo durante a estadia no país visitante. Os formulários ficarão disponíveis no site das entidades, que buscará acordo imediato e, caso não seja favorável às partes, abrir reclamação. O órgão de proteção ao consumidor do local onde ocorreu o conflito e o da residência do consumidor estarão em permanente contato até o resultado final da reclamação.
- Consumidor deve guardar recibos dos pagamentos feitos no ano
- Justiça investe R$ 4 milhões na formação de conciliadores e mediadores
10/01/2013 18:04
Artigos Relacionados
Países do Mercosul terão programas de bolsas de estudo
Carros dos países do Mercosul terão chapa única
Cidadãos de países do Mercosul terão benefício gratuito da justiça
CMA aprova projeto que beneficia consumidor em reclamação por produto ou serviço com defeito
Estudantes terão vagas para graduação sanduíche em sete países
Países do Mercosul aprovam declaração para direitos da população LGBT