Países sul-americanos querem padronizar controle sanitário



A partir de segunda-feira (14), representantes de países de língua portuguesa e países da América do Sul se reúnem em Fortaleza para discutir os controles sanitários realizados nos principais portos e aeroportos das regiões.  O objetivo é trocar experiências sobre as estratégias de implementação do novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

O evento será realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Entre os temas que serão discutidos estão a segurança dos ambientes, recursos humanos e controle de microrganismos transmissores de doenças, além dos procedimentos para inspeção de embarcações também serão discutidos.

Regulamento Sanitário

O Regulamento Sanitário Internacional (RSI) foi criado em 2005, mas entrou em vigor em junho de 2007.  O documento ajudou no processo de globalização, aumento do trânsito internacional de pessoas e mercadorias e na mudança contínua da situação epidemiológica mundial, dando um novo direcionamento à vigilância sanitária.

O regulamento passou a exigir dos países uma capacidade de resposta mais rápida frente às emergências de saúde pública, assim como ampliou o número de doenças de notificação obrigatória. Enquanto o regulamento  anterior, de 1969, estabelecia como obrigatória a notificação de cólera, peste e febre amarela, atualmente toda emergência de saúde pública de importância internacional deve ser notificada. Estão incluídos aí os danos causados por agentes químicos, materiais radioativos e alimentos contaminados.

Os países signatários do regulamento devem desenvolver suas estratégias para conseguir colocar o RSI em prática até 2012.

Fonte:
Anvisa

 



20/07/2010 00:47


Artigos Relacionados


Comissão de Agricultura debate o controle sanitário na fronteira

Congresso de Direito Sanitário reúne mais de 18 países em Brasília

Serviço de inspeção dos EUA atesta qualidade do controle sanitário brasileiro

Encontro discute em Brasília controle sanitário e exportação de frutas

ALTHOFF DEFENDE REVISÃO DA LEGISLAÇÃO NO CONTROLE SANITÁRIO DOS ALIMENTOS

Motta quer correção de falhas no controle sanitário animal