Papaléo alerta para crescimento da Aids



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) alertou nesta segunda-feira (4) para a velocidade do crescimento da Aids no mundo e especialmente no Brasil. Segundo dados que apresentou, cerca de 86,6 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HIV em todo o mundo, sendo que 4,1 milhões foram infectadas apenas em 2005. No Brasil, ressaltou o senador, o total de infectados chega a 620 mil, o que equivale a um terço de todos os infectados na América Latina.

VEJA MAIS

- Dados do meu estado, o Amapá, divulgados pela imprensa durante as atividades do Dia Nacional de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro, indicam um alarmante aumento no número de pessoas infectadas pelo HIV. Outro dado preocupante em todo o país é o aumento de casos entre pessoas da terceira idade - acrescentou.

Papaléo assinalou que, apesar da eficácia do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, o número de brasileiros infectados é enorme. Na sua avaliação, permitir qualquer falha nesse sistema de defesa seria um atentado contra a saúde pública e das pessoas diretamente afetadas.

O senador defendeu o fortalecimento dos serviços ligados à prevenção da doença e o atendimento universalizado.

- A Aids deve ser objeto de determinação política, no mais alto nível, até que seja vencida. Deve ser, ainda, objeto de determinação financeira, pois exigirá vultosos recursos para que se possa avançar eficazmente na direção do acesso universal ao tratamento e à prevenção, suplantando a fragilidade dos setores de saúde e de apoio social em nosso país - concluiu.



04/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo alerta para o crescimento da dengue no Brasil

Quintanilha alerta para Aids na terceira idade

Patrocínio alerta para o aumento dos casos de Aids

Patrocínio alerta para necessidade de prevenção da Aids no Brasil

EMÍLIA ALERTA PARA DISSEMINAÇÃO DA AIDS NO INTERIOR DO PAÍS

Marta Suplicy alerta para tendência de aumento dos casos de Aids