Papaléo cita visita de Lula ao Amapá e pede atenção para os problemas do estado



Ao anunciar visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará ao seu estado, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) pediu, em discurso nesta quarta-feira (5), que o governo abra os olhos para os problemas do ex-território, causados muitas vezes pela omissão da União.

De acordo com Papaléo, o Amapá enfrenta graves problemas de infra-estrutura, com poucas estradas, quase sempre precárias, e tem apenas um aeroporto, em Macapá, operando acima da capacidade. Desde que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumiu, houve ainda a perda de uma linha da TAM no estado, observou o senador. Essa falta de estrutura, para o senador, impossibilita o crescimento de uma vocação natural do estado, o turismo ecológico. Papaléo lembrou que a ministra do Turismo, Marta Suplicy, prometeu investimentos na modalidade no chamado PAC do Turismo.

- Especialistas do setor apontam o ecoturismo sustentável como marca do século 21, mas sem estrutura, de nada adiantará o potencial, e o Amapá terá que continuar a suportar o isolamento e o descaso - alertou o senador.

A crise na geração e distribuição de energia, que não permite nem mesmo a expansão da iluminação pública, também foi lembrada pelo senador, além dos problemas ligados na área da saúde: insuficiência da rede hospitalar, além de um surto de malária. Segundo o senador, foram registrados 10 mil casos da doença de janeiro a junho deste ano.

- Faço um apelo ao governo federal: Amapá é ex-território, está engatinhando para tentar sua subsistência, vive quase exclusivamente de repasses constitucionais. Se não é possível aumentar, que a União reconheça a situação precária e faça mais investimentos federais no estado.

A fronteira com a Guiana Francesa também foi mencionada pelo senador. Há a promessa de construção de uma ponte que ligaria o Amapá àquele país, o que em sua opinião, seria importante para a integração dos estados e uma porta para o mercado europeu. Outro problema lembrado por Papaléo foi o enfrentado pelos servidores dos ex-territórios, "um quadro completamente isolado e esquecido" que não tem, segundo o senador, os reajustes que todos os outros servidores públicos federais.

Presidência do Senado

Papaléo Paes elogiou a sugestão do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) de indicar o senador Pedro Simon (PMDB-RS) como candidato à Presidência do Senado, no lugar de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo. Suplicy afirmou que vários senadores entendem que "essa pode ser uma solução histórica da maior relevância". Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) ressaltou que o Senado "está precisando da virtude e da credibilidade de Pedro Simon".



05/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo cita visita de Lula ao Amapá e pede atenção aos problemas do estado

Papaléo defende o turismo ecológico no Amapá e pede atenção do governo para aeroporto da capital

Papaléo quer mais atenção do Basa para o Amapá

Papaléo cobra mais atenção do governo federal para o Amapá

Em visita a Sarney, governador do Amapá pede apoio à federalização da companhia de energia do estado

Bancada do Amapá cobra soluções do governo para problemas do estado