Papaléo cobra compensações para municípios do Amapá que abrigam parte de parque nacional



Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) cobrou do governo federal as compensações prometidas aos municípios do Amapá durante a criação do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque. Ele explicou que a reserva foi criada por decreto presidencial em 2002, e previa compensações para os municípios que têm parte de seus territórios abarcados pelo parque nacional.

Papaléo disse que até agora nada do que foi prometido como compensação, como a instalação de serviços de água e esgoto nesses municípios, foi feito.

O senador pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais atenção para a região amazônica, em especial para o Amapá. Ele disse que as famílias que tiveram suas atividades econômicas prejudicadas pela área de preservação precisam de alternativas para manter suas famílias.

- Queremos ações efetivas que possam abrir um horizonte econômico para as famílias que estão impedidas de buscar na natureza seu meio de sobrevivência, para que possam ter novas atividades e gerar trabalho para nossa sociedade - disse.

Papaléo assinalou que o Amapá é um dos estados que mais preserva sua cobertura vegetal e que o manejo sustentado precisa ser incentivado, para que as famílias consigam meios de subsistência sem comprometer o meio ambiente.



14/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer compensações por Amapá abrigar áreas protegidas

Papaléo defende compensações a municípios com grandes extensões de reservas ambientais ou indígenas

Papaléo cobra mais atenção do governo federal para o Amapá

Papaléo cobra destinação de recursos federais para o Amapá em razão da conservação ambiental

Papaléo cobra do governo do Amapá providências para combater a violência contra as mulheres no estado

Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá