Papaléo conclama senadores a se unirem para superar crise



Ao discursar na sessão plenária desta quinta-feira (16), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) conclamou os senadores a fazerem uma reflexão sobre a relevância do passado do Senado, uma instituição de quase 200 anos, lembrou. Para o parlamentar, a atual crise é apenas mais uma enfrentada pela Casa e poderá ser superada através da união de todos.

Papaléo buscou na história uma reflexão sobre as dificuldades já enfrentadas pelo Senado e leu o discurso que o presidente José Sarney proferiu na abertura dos trabalhos da 50ª legislatura, em 1995, quando "fez uma descrição feliz do Congresso e trouxe uma mensagem para orientar e reestruturar os pensamentos de todos os congressistas", disse.

Segundo Papaléo, Sarney lembrou que o Congresso é maior do que a soma de todos os seus integrantes, não podendo negociar sua independência e devendo exercer com autonomia o controle sobre o Executivo.

Papaléo concordou com Sarney quando ele, no discurso no início da legislatura, disse que "sem Congresso não há democracia, sem democracia não há liberdade, sem liberdade não há homem digno, nem sociedade respeitada. O Congresso não pode ser julgado pelos que o aviltaram, o denegriram, porque ele tem peso próprio, bem maior do que a soma de todos os deputados e senadores", lembrou.

Segundo Papaléo Paes, somente com a união de todos os senadores, superando divergências partidárias, sem discriminar nem sobrevalorizar qualquer partido, será possível superar a crise. Ele lembrou que a sobrevivência do Senado representa uma salvaguarda da democracia.

Conforme observou o senador pelo Amapá, a vulnerabilidade do Legislativo advém do fato de que suas decisões são tomadas diante de todos, "ao sabor da luta de forças políticas antagônicas". Ao contrário, no Executivo as medidas são tomadas longe dos olhos da população, enquanto no Judiciário as decisões somente são conhecidas depois de tomadas, concluiu Papaléo Paes.



16/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA CONCLAMA CONGRESSO, GOVERNADORES E POVO A SE UNIREM

Nabor conclama todos os poderes a se unirem contra a violência

Almeida Lima diz que falta sabedoria para superar crise

Armínio Fraga diz que acordo com FMI foi fundamental para superar a crise

Ricardo Santos manifesta confiança no governo para superar a crise

Europa vê Brasil como ‘parceiro para superar a crise’, diz embaixadora