Papaléo defende educação para o trânsito



Ao recordar as 18 mil vítimas fatais de acidentes ocorridos em 2002 no país, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) defendeu a aplicação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em programas de educação para os motoristas de recursos do Fundo Nacional da Segurança e Educação no Trânsito (Funset), provenientes de 5% do valor das multas aplicadas em todo o território nacional.

- Destinar esses recursos para a educação no trânsito e para a segurança é uma forma de dar à fiscalização um objetivo maior do que simplesmente o controle e a punição. Esperemos que as restrições orçamentárias pelas quais passa o país no momento não prejudiquem demasiadamente a aplicação desses recursos, dificultando nossos esforços preventivos - afirmou Papaléo.

O senador observou que os custos com acidentes, em 2002, alcançaram a marca de R$ 10 bilhões, aí incluídas despesas com perdas materiais, reparações de danos, custos de seguros, internamentos e tratamentos de recuperação. A maioria das vítimas, recordou, é de homens com idades entre 15 e 44 anos, "no auge de seu vigor físico e intelectual". Isto demonstra, a seu ver, que existe um alto custo humano e econômico derivado dos acidentes.

Na opinião de Papaléo, somente por meio de um trabalho de prevenção se pode diminuir o número de casos de acidentes no país. Segundo os especialistas, disse o senador, a maior parte dos acidentes é causada por erro, imperícia ou imprudência do motorista. Em proporção menor, citou, concorrem ainda as condições das estradas e as falhas mecânicas.

- O que é preciso, então, é agir prioritariamente sobre as pessoas e educar para o trânsito. De nada adianta ter um tráfego perfeito, do ponto de vista técnico da engenharia, se as pessoas não estão dispostas a seguir regras mínimas - disse o senador.



04/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Foscarini defende aplicação de recursos de multas em educação para o trânsito

EMÍLIA FERNANDES DEFENDE MAIS EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Papaléo defende fim da demagogia no tratamento da educação

Papaléo defende política de combate às drogas associada à educação de crianças e jovens

Papaléo alerta para a perda de vidas humanas no trânsito

Papaleo alerta para a perda de vidas humanas no trânsito