Papaléo defende mudança no sistema público de saúde



Ao saudar os médicos brasileiros durante a homenagem do Senado a esses profissionais, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) afirmou, nesta sexta-feira (17), que o sistema público de saúde precisa ser mudado urgentemente.

- A essa altura do nosso estágio de desenvolvimento, não se pode mais conviver com hospitais públicos lotados de pessoas esperando atendimento, prédios caindo aos pedaços e pessoas morrendo por falta de atendimento, remédios, equipamentos e médicos.

Papaléo acredita ser necessário rever o sistema público de saúde brasileiro, que, em sua opinião, está "à beira do caos". Do contrário, afirmou, a imagem do Brasil continuará sendo a de um país que não tem preocupação com cidadania, dignidade e direitos humanos. O senador lamentou que o governo veja os parlamentares que defendem mais verbas para o setor de saúde como "lobbistasde hospitais". De acordo com Papaléo, o governo federal está fazendo apenas um trabalho matemático e desumanizado no que diz respeito à área médica.

Esse tipo de atitude, segundo Papaléo, está levando a uma piora cada vez maior da qualidade do serviço público, especialmente agora, com a expectativa de aprovação da reforma da Previdência. Tudo que o governo faz hoje é em cima da matemática - acrescentou o senador, para quem é preciso que se faça uma análise das conseqüências sociais dessa reforma.

- Você vai tirar pensão de quem dedicou toda sua vida à medicina, contando com uma aposentadoria? As conseqüências financeiras da reforma são mais fáceis de mensurar, mas as sociais deveriam ser pesadas. Daqui a cinco, dez, quinze anos essa reforma poderá ser um desastre para a sociedade brasileira - afirmou.

O senador, que é médico, contou ter cursado Medicina no Pará, tendo ingressado na faculdade aos 18 anos de idade. Mesmo sendo senador, disse, ainda clinica um dia por semana. Papaléo destacou a importância da profissão e lembrou que os médicos não podem jamais deixar de oferecer dignidade ao cidadão pobre.



17/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo defende Sarney. Marisa Serrano pede mudança.

Senado vota MPs sobre reajuste salarial no setor público e mudança no sistema de transação com real

Renan defende mudança radical no sistema de segurança pública

Presidente da EBC defende investimento em sistema digital público

Papaléo Paes defende exclusividade dos recursos da CPMF para a saúde

Maioria da população desaprova sistema público de saúde, mostra pesquisa