Papaléo diz que IBGE é importante para o país e faz 68 anos em maio



A qualidade técnica e a credibilidade dos serviços prestados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram destacados pelo senador Papaléo Paes (PMDB-AP), ao homenagear os 68 anos de atividades do órgão, a serem completados no próximo dia 29 de maio. Ele observou que o IBGE, antes denominado Instituto Nacional de Estatística (Ine) e que é ligado ao ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, não cuida apenas de fazer pesquisas e disponibilizar dados, mas de traçar a realidade brasileira em profundidade.

- A história do instituto é um espelho da história da modernização do Estado Brasileiro desde a década de 1940, e ultrapassa mesmo os limites estabelecidos por sua função mais antiga, de condução dos censos decenais - citou o senador, ao fazer um relato da trajetória do IBGE.

Papaléo frisou que o instituto foi capaz de registrar, por todo esse tempo, "os efeitos desiguais, e muitas vezes paradoxais, do desenvolvimento econômico brasileiro, tendo desenvolvido, por esse motivo, sistema de indicadores sociais apropriados à realidade do país". Essas informações fizeram com que o IBGE se transformasse no principal provedor de informações e dados do Brasil e também, disse o senador, instância imprescindível para a elaboração e aplicação de políticas públicas.

Ainda referindo-se ao órgão, o parlamentar afirmou que é sempre "um prazer constatar que existem ilhas de excelência na máquina pública, cujo exemplo de competência, seriedade e trabalho acaba amplamente reconhecido".



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em 30 anos, Brasil será um país "adulto e maduro", diz presidente do IBGE

Grupo na faixa de 80 anos foi o que mais cresceu entre os idosos no país, informa IBGE

Prévia da inflação oficial diminui para 0,70% em maio, aponta IBGE

‘Construção civil é setor importante para o País’, diz ministro

Sarney: adiar convenção do PMDB "é importante para o país"

Visita de FHC à Rússia é importante para o país, afirma Saturnino