Papaléo elogia iniciativas da Febem para ressocializar jovens



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) elogiou o esforço da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) em investir mais na formação e na ressocialização dos jovens infratores, em vez de direcionar seus esforços apenas para a manutenção da disciplina. Ele citou como exemplo de iniciativa bem-sucedida a realização, em agosto, dos Jogos Abertos da Febem.

O torneio esportivo, segundo Papaléo Paes, reuniu 1.600 atletas de 57 unidades do estado de São Paulo, para disputarem modalidades como futebol de salão, voleibol, xadrez, tênis de mesa e pebolim. As competições duraram quatro semanas e, no período, nenhum incidente foi registrado.

Papaléo acrescentou que, além do esporte, da música, da educação formal obrigatória, do ensino fundamental e médio, a Febem paulista também mantém, em todas as suas unidades, oficinas diárias de artes circenses, ciências, artes plásticas, dança, percussão, violão e cavaquinho. São ministrados, hoje, segundo informou, cerca de 30 cursos, entre eles, tornearia mecânica, informática, culinária, marcenaria e elétrica. A estruturação desses cursos tem contado com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que ações como as citadas por Papaléo Paes contribuirão para que a Febem cumpra os objetivos para os quais foi criada. Ele acrescentou que investir na cultura, no esporte, na educação e na formação profissional contribui para diminuir as tensões e para ressocializar os jovens que cometem infrações e são internados em entidades de correção.



15/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valmir Amaral destaca iniciativas do governo de geração de emprego para jovens

Lobão elogia iniciativas da sociedade para agilizar Judiciário

Organização social lança guia com iniciativas que afastam jovens da violência

Febem: Projeto Novolhar prevê oportunidade de trabalho para jovens

Esportes: 500 jovens são classificados para disputar a I Olimpíada Esportiva da Febem

Esporte: 500 jovens são classificados para disputar a I Olimpíada Esportiva da Febem