Papaléo faz apelo por reformas política e tributária
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) cobrou do governo e de líderes de sua base no Congresso Nacional a realização de um esforço visando aproveitar o ano de 2009, em que o presidente da República conta com elevados índices de popularidade, para votar as reformas política e tributária.
Ao ressaltar a importância da participação do Executivo no encaminhamento das reformas necessárias ao país, sobretudo as que exigem alterações no texto constitucional, Papaléo alertou os governistas para o risco de que o mandato de Lula termine sem que tenham sido feitos os ajustes estruturais requeridos.
- Cito essas duas iniciativas [reformas tributária e política] justamente pelo grande potencial que têm, ambas, de transformar positivamente a vida do cidadão, assim como de soerguer, a uma mais elevada ordem de grandeza, a efetividade da ação de governo e a qualidade da representação política brasileira - disse.
Tratando da reforma tributária, Papaléo criticou o peso excessivo dos impostos e contribuições sobre o setor produtivo. Ele condenou também o caráter regressivo do sistema tributário nacional, que "onera mais os pobres do que os ricos", aprofundando a desigualdade social.
Com relação à reforma política, rechaçou proposta de parlamentares próximos ao governo de prorrogação dos mandatos eletivos.
- Não precisamos - o Brasil não precisa - que se venha propor a possibilidade de indefinidas reeleições para o Executivo. Isso constitui, aliás, um verdadeiro golpe contra o princípio democrático de alternância no poder, mecanismo que, infelizmente, está em curso em diversos países nossos vizinhos e que certamente não gostaríamos de adotar entre nós - afirmou.
10/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam pede reformas tributária e política
HOLLANDA QUER REFORMAS POLÍTICA E TRIBUTÁRIA
Gilvam pede realização de reformas tributária e política
Gilvam Borges apoia reformas política e tributária
Presidente da Câmara diz que prioridades são as reformas política e tributária
Gilvam Borges apela por reformas política e tributária