Papaléo manifesta preocupação com aumento da corrupção no Brasil



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) manifestou em Plenário, nesta segunda-feira (24), sua preocupação com os elevados níveis de corrupção verificados no Brasil nas últimas décadas. Baseando-se em dados disponibilizados no estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado "Corrupção: Custos econômicos e propostas de combate", Papaléo lamentou o fato de que, numa nota de zero a dez, com o zero indicando um país extremamente corrupto, o Brasil tenha obtido nota 3,70, abaixo da média mundial de 4,03, classificando-se na posição de número 75, entre os 180 países pesquisados.

O parlamentar salientou que caso o Brasil tivesse alcançado a nota dez, ou seja, se não houvesse corrupção, seriam poupados a cada ano, R$ 69 bilhões, valor equivalente aproximadamente a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

- O que o Brasil desperdiça por ano em subornos e propinas representa 27% dos gastos públicos em saúde; 105% ( isso mesmo 105%!) dos gastos públicos em segurança, aquela mesma segurança que uma pesquisa do Ibope apontou como preocupação prioritária de nossa população; e 127% (127!) do que se investe, nos setores público e privado, em pesquisa e desenvolvimento - disse.

Para enfrentar o problema, Papaleo apontou a necessidade de uma reforma política, que aumente o controle da sociedade sobre seus representantes; uma reforma administrativa que priorize o preenchimento de cargos via concursos públicos; uma reforma fiscal que torne impositiva a execução do Orçamento; e uma reforma tributária que torne o sistema de arrecadação mais justo, entre outras medidas.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o presidente Luis Inácio Lula da Silva pela edição de medida provisória que dispensa a Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária (Infraero) de licitar obras para a Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016.



24/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo manifesta preocupação com aumento do consumo de 'crack'

Azeredo manifesta preocupação com aumento dos problemas comerciais entre Brasil e Argentina

Papaléo manifesta preocupação com crescimento da incidência de hipertensão arterial

Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens

Marta Suplicy manifesta preocupação com aumento de crimes contra homossexuais

Crivella manifesta preocupação com aumento dos acidentes nas estradas e defende projeto que pode reduzir o consumo de álcool