Papaléo Paes comunica realização de congresso sobre cuidados paliativos
Ao discursar nesta terça-feira (8), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) comunicou que Brasília sediará ainda este ano o 3º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. O evento será organizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Núcleo de Cuidados Paliativos da Gerência de Câncer, em parceria com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde.
O congresso reunirá profissionais de diversas áreas da saúde com o objetivo de divulgar conhecimentos científicos e o aprimoramento profissional sobre o tema. O evento também irá avaliar as políticas públicas nacionais e internacionais na área de cuidados paliativos, informou o senador.
Papaléo, que é medico, disse que os cuidados paliativos devem ser uma prioridade para os países em desenvolvimento, de acordo com o Plano Global de Controle do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
- A Organização Mundial de Saúde define os cuidados paliativos como aqueles que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento ativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente, como para seus respectivos familiares. Cuidados paliativos constituem a atenção ampla, ao ser que padece de doença grave, em evolução irreversível à terminalidade da vida. Os cuidados paliativos têm o propósito de proteger o doente na fase final de sua vida - resumiu Papaléo.
08/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
HC realiza encontro sobre cuidados paliativos
FMRP organiza 3º Simpósio de Cuidados Paliativos
Papaléo Paes prega o fim do voto secreto no Congresso
Papaléo Paes pede que Congresso derrube prorrogação da CPMF
João Alberto comunica realização de seminário internacional sobre educação
Fátima Cleide comunica realização de seminário sobre povos indígenas