Papaléo Paes destaca potencial econômico do gás natural na indústria automobilística



As perspectivas econômicas abertas pela exploração do gás natural, principalmente em seu uso na indústria automobilística, foram realçadas em Plenário nesta terça-feira (17) pelo senador Papaléo Paes (PMDB-AP).

- O gás natural, além de seu preço competitivo, é uma fonte energética que goza da vantagem da queima muito mais limpa que a dos derivados do petróleo - assinalou.

O trinômio custo reduzido, baixa condição poluente (o que diminui o desgaste do motor) e menor poder explosivo torna altamente atraente o uso de gás natural em veículos (GNV), na opinião do parlamentar, para quem essas características concorrem para transformá-lo no combustível ideal para veículos que percorrem longas distâncias em área urbana, a exemplo de táxis e ônibus, dispensando ainda o suporte de subsídios governamentais.

- O GNV apresenta tantas vantagens que não precisa de estímulos especiais – afirmou. O aproveitamento dessas vantagens, no entanto, demandaria outros estímulos do poder público. Nesse sentido, Papaléo reivindicou incentivos para o álcool e o biodiesel veiculares e para o gás natural na indústria e na geração de energia elétrica.

Papaléo Paes disse acreditar que, em breve, veículos já irão sair das montadoras adaptados ao gás natural. O ideal, a seu ver, é a fabricação de carros bicombustíveis, à base de gás e álcool.

As facilidades destacadas pelo senador peemedebista receberam o endosso dos senadores Edison Lobão (PFL-MA) e Valdir Raupp (PMDB-RO). "Oxalá que o governo possa ouvi-lo”, comentou Lobão. Para Raupp, o potencial de gás natural e álcool existente no país já poderia, se devidamente explorado, tê-lo livrado das turbulências geradas pelas altas do petróleo no mercado internacional.



17/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Salão do Automóvel, Alckmin destaca importância da indústria automobilística

Dilma destaca potencial econômico do Vale-Cultura

Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins

Papaléo Paes destaca artigo em defesa do presidente José Sarney

Turismo já iguala indústria automobilística e de celulose em 2013

Cristovam quer discutir futuro da indústria automobilística