Papaléo Paes festeja Dia Nacional da Língua Portuguesa



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) festejou em Plenário o Dia Nacional da Língua Portuguesa, ocorrido neste domingo (5). A data foi definida em projeto de sua autoria, em vigor desde junho, e esta é a primeira vez em que houve comemoração. O senador lembrou que a data foi escolhida por ser aniversário de nascimento de Rui Barbosa, "grande defensor do idioma, que o empregou com maestria na abolição da escravatura e na proclamação da República".

O senador disse que o português é falado por cerca de 200 milhões de pessoas, de oito países - Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. Informou que a idéia do projeto de comemoração é do professor Raimundo Pantoja Lobo, do Amapá.

- Nossa língua é o elemento central do patrimônio cultural brasileiro. A melhor forma de protegê-la consiste em uma atitude afirmativa, que promova e divulgue as suas incontáveis riquezas - recomendou Papaléo Paes.

Para o senador, o Brasil tem a maior responsabilidade quanto aos destinos do português, pelo tamanho de sua população e por sua importância político-econômica e geoestratégica.

- 'O futuro da Língua Portuguesa é aquele que o Brasil quiser', afirmou recentemente um renomado pesquisador da Universidade de Coimbra, professor Carlos Reis - ponderou Papaléo Paes. Ele informou que tramitam no Congresso vários projetos que buscamdefender o idioma, ameaçado principalmente pela força do inglês.

Papaléo Paes disse que essa preocupação não é apenas brasileira e muitos países vêm adotando medidas para contrabalançar a presença do inglês. Ele reafirmou que o caminho para isso passa pela adoção de medidas afirmativas "que mobilizem o imenso potencial de sedução" do português.



06/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer Dia Nacional da Língua Portuguesa

Papaléo Paes quer transformar em lei a Política Nacional de Medicamentos

Papaléo Paes ressalta atuação de entidades ligadas ao comércio nacional

Papaléo Paes defende mais investimentos para o cinema nacional

Olimpíada de Língua Portuguesa seleciona candidatos para fase nacional

Papaléo Paes pede aprovação de projetos que reforçam o Fundo Nacional do Meio Ambiente