Papaléo Paes quer transformar em lei a Política Nacional de Medicamentos



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) pediu em Plenário, nesta terça-feira (22), apoio dos senadores a projeto que apresentou recentemente (PLS 83/10), instituindo a Política Nacional de Medicamentos. Ele ponderou que essa política, criada por portaria do Ministério da Saúde em 1998, deve ter força de lei aprovada pelo Congresso. Lembrou que, graças a essa portaria, o governo Fernando Henrique Cardoso pode promover a fabricação e uso dos medicamentos genéricos no país.

Conforme Papaléo, a Política Nacional de Medicamentos vai assegurar o acesso da população a remédios seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível, ao mesmo tempo em que promoverá o uso racional desses medicamentos. O projeto fortalece a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) como referência para produção farmacêutica no Brasil.

O mercado farmacêutico brasileiro, informou o senador, é o quinto maior do mundo e, por isso, precisa de uma forte regulação, tendo em vista que são 480 empresas fabricantes e importadoras, que oferecem 50 mil empregos diretos. Essas empresas faturam cerca de R$ 19 bilhões por ano, que têm à disposição cerca de 50 mil farmácias para vender cerca de 5 mil produtos, com cerca de 10 mil apresentações.

Papaléo Paes observou que, apesar disso, a qualidade da assistência farmacêutica prestada no país caracteriza-se por insuficiências e pela desarticulação institucional. Como exemplo dessa desarticulação, o senador citou a falta de prioridades na adoção, pelos médicos, de produtos padronizados, constantes da lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

- A maior garantiu de saúde, está, não me canso de repetir, na prevenção. Mas, na instalação da doença, cabe ao Estado ter a orientação correta de como agir, explicitada em políticas claras que deem segurança ao paciente, à comunidade e aos profissionais de saúde - sustentou o senador peessedebista.



22/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes diz que julgamento de Renan não deve ser objeto de negociação política

Papaléo Paes festeja Dia Nacional da Língua Portuguesa

Papaléo Paes ressalta atuação de entidades ligadas ao comércio nacional

Papaléo Paes defende mais investimentos para o cinema nacional

Papaléo Paes quer acabar com a medida provisória

Papaléo Paes quer Justiça do Trabalho em todos os estados