Papaléo Paes pede mais recursos federais para o combate ao 'crack'
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) pediu ao governo federal que aumente os recursos do Ministério da Saúde para executar seu programa de tratamento e prevenção em álcool, crack e outras drogas. Para ele, só com mais dinheiro e uma verdadeira integração entre órgãos dos governos federal, estaduais e municipais será possível controlar e amenizar os efeitos do uso de drogas no país.
Papaléo lembrou que o próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, calculou que o Brasil precisa investir cerca de R$ 110 milhões em atendimento só aos usuários de crack. Conforme o senador, "a tragédia do crack" precisa ser enfrentada a todo custo e com rapidez, pois seus efeitos nocivos sobre os usuários são imediatos e devastadores.
O senador reivindicou que os municípios com menos de 250 mil habitantes também sejam beneficiados pelo Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas, pois o crack está se disseminando de tal forma que não poupa as populações pequenas ou isoladas. Lamentou que até seu estado, o Amapá, já enfrenta o problema. Para ele, foi importante a decisão do governo federal de autorizar as prefeituras a realizarem convênios com a União para prevenir o uso de drogas, mas é preciso fazer mais.
- O poder público não tem cumprido a contento sua tarefa relativa às políticas públicas antidrogas. Faltam ações nas áreas de Justiça, educação e saúde. Apenas 30 por cento das instituições que oferecem atendimento a dependentes químicos no Brasil pertencem ao governo. A estrutura é, sem sombra de dúvida, muito precária. Por isso, é hora de concentrar esforços para salvar uma parcela considerável de brasileiros vítimas dessa insidiosa praga química - afirmou Papaléo Paes.
19/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi comemora liberação de recursos federais para combate ao 'crack'
Papaléo Paes cobra mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos do PAC
Papaléo Paes pede mais escolas técnicas no país
Paim pede liberação de recursos federais para combate à seca na região Sul
Papaléo Paes critica redução de recursos para a saúde
Papaléo Paes defende exclusividade dos recursos da CPMF para a saúde