Papaléo propõe PEC para antecipar maioridade penal



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) propôs nesta segunda-feira (8) proposta de emenda à Constituição (PEC) para antecipar a maioridade penal nos casos de crimes hediondos ou lesão corporal de natureza grave, desde que o menor apresente idade psicológica igual ou superior a 18 anos, manifestando pleno entendimento do caráter ilícito de seu ato.

Segundo ele, 89% da população brasileira já se pronunciaram favoravelmente à antecipação da maioridade penal, de acordo com pesquisa divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no final do ano passado.

Para Papaléo, a fixação da idade mínima a partir da qual seria caracterizada a maioridade penal é tarefa das mais difíceis, por isso ele preferiu não fixá-la na PEC. A título de informação, Papaléo ressaltou que, nos Estados Unidos, a maioridade penal é atingida aos sete anos, na Inglaterra, aos dez, na França aos 13, no Japão e na Itália aos 14 e em Portugal aos 16.

A quase impunidade dos jovens criminosos, na opinião do senador, é o principal fator a impulsionar o número crescente de crimes cometidos por menores. Ele citou dados do Distrito Federal, onde a média mensal de latrocínios cometidos por menores cresceu de 1,75% do total, em 1998, para 4% em 2003. Já o número de homicídios subiu de 108 em 2000, para 129 em 2002 e 232 em 2003. Ou seja, no período de apenas um ano, entre 2002 e 2003, o número de homicídios aumentou quase 80%, ressaltou.

Papaléo destacou ainda que a revolução na informática e nas comunicações permite o rápido desenvolvimento intelectual das pessoas, daí a necessidade de avaliar a compreensão que o menor infrator tem de sua conduta, ou seja, considerar sua idade psicológica.

- Se essa idade for superior a 18 anos, o menor será penalmente imputável, independentemente de sua idade cronológica - concluiu Papaléo Paes.



08/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR PROPÕE REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS

Sérgio Souza propõe solução intermediária para questão da maioridade penal

Ivo Cassol propõe plebiscito sobre redução da maioridade penal

CCJ analisa redução da maioridade penal para 16 anos

CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos

Ivo Cassol defende redução da maioridade penal de 18 para 16 anos