Papaléo quer controle obrigatório de infecções em hospitais e postos de saúde



O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) chamou a atenção para os altos índices de infecção registrados em hospitais e serviços de saúde pública no país. Em discurso nesta quinta-feira (25), o senador divulgou dados do Ministério da Saúde - que considerou alarmantes - sobre o problema e anunciou que apresentará projeto de lei determinando a obrigatoriedade de manutenção, pelos serviços de saúde de todo o país, de Programa de Controle de Infecções na Assistência à Saúde.

Os estudos demonstram, informou o senador, que a taxa de pacientes com infecção é de 13,1%. A Região Sudeste é a que apresenta maior incidência, com 16,4%, seguida do Nordeste, com 13,1%.

A proposta do senador é que os estabelecimentos de saúde só sejam autorizados a funcionar se o poder público aprovar seu programa de controle de infecções. A inobservância da legislação constituiria infração à legislação sanitária.

- A iniciativa procura ampliar o amparo da legislação, evitando que vidas humanas sejam ceifadas, quando podem beneficiar-se de medidas preventivas, como as sugeridas na proposição - disse.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) elogiou a iniciativa e disse que os defeitos do gerenciamento da saúde pública têm grande importância nos altos índices de infecção hospitalar. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) alertou para a necessidade de se aplicarem os recursos definidos pela Constituição no setor de saúde. Ele apresentou requerimento de informações ao Ministério da Saúde - ainda não respondido - sobre o cumprimento dos dispositivos constitucionais a respeito.



25/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer maior controle de infecções hospitalares

Projeto de Papaléo obriga a manutenção de programa de controle de infecções hospitalares

Projeto amplia medidas de controle de infecções nos serviços de saúde

Projeto amplia medidas de controle de infecções nos serviços de saúde

Papaléo pede atenção para projeto que trata de infecções hospitalares

CE apóia criação do Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares