Papaléo quer incentivar o reaproveitamento de pneus velhos
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) manifestou sua preocupação com o número crescente de pneus velhos no Brasil, especialmente face às brechas legais para importar pneus remodelados, com vida útil menor, que se transformam -em lixo indesejável em pouco tempo-. Ele argumentou que, se pneus velhos fossem bom negócio, estariam sendo importados pelos países europeus e não enviados, -a qualquer custo, para países desavisados-.
Papaléo ressaltou que pneus não podem ser considerado resíduo perigoso, mas sim -lixo indesejável, porque não são biodegradáveis, ocupam grandes espaços nos aterros e, se enterrados tendem a subir para a superfície-. Caso sejam queimados, acrescentou, liberam substâncias altamente tóxicas para o homem e o meio ambiente.
Para Papaléo, o único meio de resolver o problema dos pneus velhos é transformar sua reutilização em atividade economicamente interessante, como ocorre hoje com as latas de alumínio.
Segundo o senador pelo Amapá, já existem possibilidades técnicas para aproveitar pneus velhos, embora com limitações econômicas. É possível utilizá-lo como matéria-prima do asfalto, resultando em redução dos custos de manutenção das rodovias. Pode-se usá-lo como combustível em fornos de fábricas de cimento, bem como reaproveitá-lo como óleo combustível, conforme tecnologia desenvolvida pela Petrobras.
Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) elogiou a alternativa de misturar a borracha dos pneus com o asfalto, pois essa cobertura dura três vezes mais e melhora a frenagem dos veículos.
Também em aparte, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que o secretário Especial da Pesca, José Fritsch, está apresentando uma solução para aproveitamento de pneus velhos, transformando-os em recifes artificiais para serem criadouros de peixes e lugar de mergulho para esportistas.
14/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá quer que ministra explique importação de pneus velhos
Destino de pneus velhos terá que ser comprovado
Projeto de Suassuna obriga reciclagem de pneus velhos
Comissão de Saúde discute destino de pneus velhos
Fabricantes recolheram quase 30 milhões de pneus velhos no 1º semestre
Papaleo defende campanhas para incentivar a doação de órgãos