Papaleo defende campanhas para incentivar a doação de órgãos
O senador Papaleo Paes (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (30) a intensificação de campanhas pró-doação de órgãos. Ele lembrou que embora o Brasil ocupe o segundo lugar no mundo em número absoluto de doações, quando se leva em conta o tamanho da população o país cai para o nono lugar. O senador informou que embora o Brasil venha mantendo um crescimento constante do número de doações desde 1997, fechando o ano passado com 8.544 transplantes realizados, nos últimos três anos o ritmo de crescimento vem caindo. A lista de espera para transplantes, segundo disse, cresceu 13% só no ano passado, com 58.500 pacientes.
Papaléo reconheceu que o esforço das autoridades de saúde e de entidades organizadas da sociedade civil voltadas para o problema. Ele lembrou que no ano passado existiam 20 centrais estaduais e mais três centrais regionais, articuladas pelo Sistema Nacional de Transplantes, número que subiu para 22 e oito, respectivamente. Entre as novas centrais, está a de Macapá, no Amapá, que permitirá ao estado, dentro de três ou quatro anos, a realização de intervenções de complexidade.
Papaleo Paes alertou, no entanto, que o empenho da sociedade e do governo pode ser em vão se não houver uma campanha de esclarecimento para melhorar a captação de órgãos. O senador explicou que, pelo fato de a legislação obrigar a obtenção do consentimento da família antes da cirurgia, é comum que o curto prazo dificulte o convencimento.
- A educação, portanto, deve ser o principal meio para conseguirmos aumentar, de forma perene, a disponibilidade de órgãos, servindo as campanhas publicitárias mais para manter vivo o interesse pelo assunto - afirmou.
30/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo quer conscientização da sociedade sobre doação de órgãos
ALCÂNTARA DEFENDE MANUTENÇÃO DA FILA ÚNICA PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
NO DIA DE COSME E DAMIÃO, ALCÂNTARA DEFENDE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE
Papaléo defende mais investimentos federais para campanhas sobre câncer de pele
Papaléo Paes defende importância de medidas e campanhas antitabagistas
Poupatempo São Carlos faz campanha para incentivar doação de sangue