Para Agripino, oposição deve indicar presidente ou relator da CPI dos cartões



Após sair da reunião de líderes realizada nesta terça-feira (12) na Presidência do Senado, o líder do DEM, senador José Agripino (RN), declarou que, "para que as investigações sobre irregularidades no uso de cartões corporativos sejam realizadas com isenção, é preciso que tanto governo como oposição estejam presentes na composição da respectiva comissão parlamentar de inquérito". Ele se referia à indicação dos cargos de presidente e de relator da CPI, que ainda não foram definidos.

Assim como o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), Agripino defende que o ocupante de um desses cargos - seja o presidente ou o de relator da comissão - seja indicado pela oposição, enquanto o outro o seja pela base do governo. Agripino disse ainda que "se o presidente for da base do governo e designar um relator também da base do governo, estará na cara que a CPI será realizada para proteger o governo Lula de acusações".

- E disso nós não participaremos - afirmou o líder do DEM.

Pouco antes da reunião, que acabou não indicando nem o presidente nem o relator da comissão, o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), havia dito que a presidência da CPI ficaria com o PMDB e a relatoria, com o PT - ambos os partidos integram a base do governo no Congresso. Raupp disse que seu partido pretendia indicar o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) para a presidência da comissão.

Votações

Agripino disse que a oposição fez uma concessão ao concordar em votar algumas matérias já a partir desta terça-feira (12), conforme anunciou, logo após a reunião, Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado.

- Fizemos uma concessão, mas só voltaremos ao ritmo normal na medida em que essa questão da presidência e da relatoria da CPI dos cartões esteja absolutamente equacionada - afirmou Agripino.

Segundo Romero Jucá, o Senado "realizará votações de matérias entre hoje [terça-feira] e amanhã [quarta-feira], até chegar à medida provisória que tranca a pauta da Casa". Ele afirmou que estão na pauta, entre outros itens, acordos internacionais e a matéria que prevê o afastamento de cargo administrativo de senador que estiver respondendo a processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O líder do governo informou ainda que poderá ser feita uma programação para que sejam votados, na semana que vem, diversos vetos presidenciais.



12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp: PMDB deve indicar Neuto de Conto para a presidência da CPI dos Cartões

Lobão: CCJ deve indicar relator para reforma do Poder Judiciário

PSDB pode indicar presidente da CPI Mista dos Cartões Corporativos ainda nesta quarta-feira

Agripino: é preciso que governo e oposição estejam presentes na CPI dos cartões

Agripino diz que oposição pedirá ao Ministério Público investigação sobre cartões corporativos

Relator da CPI dos Cartões diz que FHC é ex-presidente e não opina