Lobão: CCJ deve indicar relator para reforma do Poder Judiciário



O senador Edison Lobão (PFL-MA), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), disse, nesta terça-feira (25), que a reforma do Poder Judiciário deve ter um relator já na próxima semana. A reestruturação do Judiciário foi tema de um encontro entre o senador e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ocorrido na tarde desta terça-feira no Senado. Participou também da reunião o líder do governo, senador Aloízio Mercadante (PT-SP).

Além da indicação de um relator para a reforma, o presidente da CCJ também afirmou, na saída do encontro, que o governo, por meio do ministro da Justiça, tem prestado grande contribuição à discussão do tema no Congresso. Segundo o senador, Márcio Thomaz Bastos pode ser, inclusive, um dos primeiros debatedores convidados para participar de uma reunião da CCJ sobre o tema.

Diante dos últimos acontecimentos que envolveram a ação do crime organizado no país, como o assassinato do juiz da Vara de Execuções Criminais de Vila Velha (ES), Alexandre Martins de Castro Filho, na segunda-feira (24), o ministro da Justiça ressaltou que a reforma do Judiciário é um dos instrumentos do Estado para combater à violência. Ao sair da reunião com os senadores, ele disse que recebeu o trabalho já desenvolvido no Senado em relação ao tema e que vai analisá-lo, em nome do governo, para que a reforma avance.

- Enquanto não tivermos um Judiciário rápido, eficaz e de resposta pronta à criminalidade, não combateremos com eficiência o crime organizado - afirmou o ministro.

A reforma do Judiciário já esteve para ser votada no Senado no ano passado. No entanto, o PT fez um acordo com a então bancada governista para que as mudanças fossem apreciadas somente nesta legislatura. Na época, o relator da reforma era o então senador Bernardo Cabral.



25/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do STJ entrega a Lobão proposta para reforma do Poder Judiciário, que tramita na CCJ

Reforma do Judiciário deve preservar poder normativo da Justiça do Trabalho

Para Agripino, oposição deve indicar presidente ou relator da CPI dos cartões

Lobão recebe de magistrados sugestões para reforma do Judiciário

Presidente do STJ pede a Lobão urgência para reforma do Judiciário

SOUTO DIZ QUE CPI CONFIRMOU NECESSIDADE DE REFORMA NO PODER JUDICIÁRIO